Sistemas de segurança: Uma necessidade cada vez mais presente em nossas vidas

Ter um sistema de segurança para sua casa e empresa é uma necessidade cada vez mais presente em nossas vidas, afinal, a violência está chegando até mesmo às cidades pequenas. Além disso, com as múltiplas atividades do dia a dia, as pessoas estão passando menos tempo em casa e precisam proteger o seu patrimônio. Com isso, o investimento em uma boa estrutura de sistema de segurança é uma necessidade de todos.
É preciso ir além, se aliando às inovações tecnológicas a fim de maximizar a proteção patrimonial e, principalmente, a segurança da família, que é o nosso maior bem. Os dispositivos de segurança devem cobrir todo o imóvel, incluindo o interior da casa, a área externa (jardins, o quintal e acessos) e o perímetro do imóvel (muros, grades e cercas).
Nesse propósito, é necessário estudar questões como o tamanho do imóvel, as demandas dos moradores, as características da região e a quantidade de pessoas que vivem no local. De posse desses dados, é hora de incorporar os itens do sistema de segurança adequados para cada área da propriedade.

Câmeras de segurança

A simples presença de câmeras de segurança pode ajudar a inibir roubos, assaltos e outros eventos. Afinal, ao saber que o ambiente é monitorado muitos criminosos pensam duas vezes antes de se arriscarem a ser pegos praticando um delito.

As câmeras de segurança mais modernas podem registrar imagens em locais distantes e escuros. Essas imagens podem ser vistas on-line por celulares e tablets.

Apps e softwares para gerenciamento e monitoramento

Os aplicativos podem ser utilizados em dispositivos móveis como smartphones, tablets e, também em computadores. Eles possibilitam a interação do usuário com os sistemas de segurança e podem ajudar, por exemplo no monitoramento remoto de patrimônios, pessoas e animais de estimação. 

Controles de acesso

Além das câmeras, o uso de equipamentos de controle de acesso potencializa a segurança, uma vez que eles permitem a identificação das pessoas e dos veículos que chegam ao imóvel.

Leitor facial

Também conhecido como reconhecimento biométrico facial, esse equipamento utiliza softwares e logaritmos para mapear as características do rosto da pessoa. Essas características ficam armazenadas em um banco de dados e, caso o rosto de quem deseja acessar o local não seja reconhecido nos arquivos do dispositivo, a sua entrada não é permitida.

Biometria

Utilizando características pessoais e únicas, como a digital, a íris e a voz, o acesso por biometria apresenta a vantagem de ser rápido, seguro e discreto. Outra vantagem desse aparelho é o custo de manutenção, que é bastante acessível.

Cartão de acesso

O cartão, que contém informações pessoais de seu portador, é cadastrado em um sistema e, ao aproximá-lo do visor de leitura, a pessoa é autorizada a entrar no ambiente. Esse tipo de tecnologia é mais utilizado em meios corporativos, mas pode ser adaptada para as residências. É importante destacar que, no caso de extravio do item, o responsável por ele deve bloqueá-lo a fim de impedir o uso indevido por terceiros.

Senha de acesso

Esse tipo de acesso também é bastante usado, principalmente por causa da sua eficiência e rapidez. Para entrar no imóvel, a pessoa digita uma senha para acionar a abertura de portas e portões.

Videoporteiro e interfone

O sistema de videoporteiro que utiliza monitoramento por câmeras ligadas a uma central de comando é um dos mais seguros e eficientes. Ele pode ser acionado por dispositivo próprio de qualquer lugar via internet.

O interfone é outro item que não pode faltar para garantir a segurança residencial. Os equipamentos mais modernos, inclusive, são acoplados a câmeras de alta definição, além de alto-falantes e microfones de última geração. Assim, o morador consegue atender o aparelho mesmo não estando em casa, usando os aplicativos em tablets ou smartphones.

Portão e trava/fechadura eletrônicos

Esses equipamentos aliam segurança e praticidade aos moradores que não precisarão carregar um molho de chaves. Essas estruturas são acionadas por recursos como, senha de acesso, cartão magnético e apps, minimizando os riscos de arrombamentos.

Sensores de presença

Sensores de presença são aparelhos programados para detectar e reagir na presença de um determinado evento, como a presença de uma pessoa. Alguns sensores conseguem diferenciar a presença de uma pessoa da presença de um animal como gato e cachorro.

Os sensores podem funcionar sozinhos ou acoplados a luzes ou câmeras de monitoramento. Esses dispositivos são disponibilizados em três modelos: infravermelho, micro-ondas e acústico.

Sensores de barreira

O sensor infravermelho (IVA) também é chamado de sensor de barreira ou sensor perimetral. Isso porque ele recebe a luz infravermelha em um ponto e emite essa luz em outro ponto, disparando um alarme quando essa luz é interrompida.

O uso desse tipo de sensor é muito indicado para a entrada e saída de garagem a fim de impedir que o portão se feche em cima de carros. Eles também podem ser usados para substituir a cerca elétrica em muros.

Barreira com cerca elétrica

Esse equipamento auxilia na prevenção de eventos como arrombamento e invasão. A sua instalação deve seguir as orientações dos fabricantes, além da legislação específica. O uso das cercas elétricas aliado a outros recursos ajuda a inibir possíveis invasores, emitindo choques cuja sensação é bem desagradável.

Alarmes

Os alarmes são dispositivos ligados a sensores e podem ajudar na prevenção de ocorrências como roubos e incêndios. Quando acionados, esses equipamentos emitem um alerta que pode ser um sinal sonoro, luminoso ou o envio de uma mensagem para uma central de monitoramento.

Acesso remoto via internet

Com a automação residencial é possível monitorar e controlar remotamente via internet as mais diversas atividades da casa. Com o uso de aplicativos para celular é possível, por exemplo, abrir e fechar portas, janelas e persianas, acender ou apagar luzes, ligar e desligar fornos e aparelhos de climatização.

Conforme já dissemos, além do monitoramento por câmeras, outros dispositivos, como tranca eletrônica e sensores, ajudam a inibir e a evitar o arrombamento de portas e janelas. Ao utilizar tais equipamentos em sua moradia ou empresa, você minimizará os prejuízos causados por invasões e roubos.

A Smarthall pode te auxiliar em todas essas questões, fazendo um projeto adequado as suas necessidades. Entre em contato conosco.

Posts Relacionados